Data do post: 24 nov 17
Autor: farma

Colágeno, tudo o que você precisa saber



O que é colágeno? Para que serve?

O colágeno é uma proteína fibrosa de importância fundamental na constituição da integridade do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. Presente na pele, tendão, osso, dente, vaso sanguíneo, cartilagem e intestino é correspondente a 6% do peso corporal e 30% das proteínas totais. Então, a deficiência de colágeno no organismo acarreta em problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas entre outras.
No geral, todos os mamíferos produzem colágeno, sendo comum no uso de diversas áreas de aplicação, como no setor alimentício, onde é usado na fabricação de iogurtes, embutidos e sobremesa de fácil preparação, onde também é comum a utilização em cosméticos e produtos fármacos.

 

Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado é o colágeno que passou por processos de hidrólise (hidro=água + lise=quebra) ou seja, a grande cadeia proteica se quebra em um ponto, agregando uma molécula de água em sua estrutura. Hidrólise é o processo mais comum utilizados pelas indústrias. O processo garante um tamanho mínimo de fragmentos proteico, fazendo com que a absorção pelo organismo (cerca de 90%) seja realizada através do trato intestinal, chegando facilmente na corrente sanguínea.

Já o processo de colágeno pelo corpo depende de fatores como a disponibilidade de vitaminas e minerais específicos de cada colágeno. Como a maioria de sua estrutura é composta por 3 aminoácidos, o colágeno não é uma boa “fonte de proteína”, pois ele não oferece todos os aminoácidos essenciais necessários para uma boa alimentação.

Curiosidade

A produção de colágeno diminui 1% ao ano a partir dos 21 anos de idade e a cada 10 anos, as mulheres perdem cerca de 7% na espessura da pele e de 8 a 9% da densidade mineral óssea. Após a menopausa, ocorre uma perda de 30% no colágeno da pele só nos primeiros 5 anos, a espessura da pele diminui em 1,13% ao ano e a elasticidade em 0,55%.
A maior parte do colágeno do corpo humano se concentra nos ossos e na pele, aproximadamente 70% sendo do Tipo I

 


 

Colágeno Tipo I

O colágeno mais comum, aparece nos músculos, tecido conjuntivo, cartilagem fibrosa, ossos, tendões e pele.

 

Colágeno Tipo II

Aparece na cartilagem hialina e na cartilagem elástica, não produz feixes e está presente nos discos intervertebrais, olhos e cartilagem. Sua suplementação é indicada par tratamentos de artrose por ajudar a recompor a cartilagem das articulações.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos