Data do post: 5 fev 18
Autor: farma

8 Benefícios do Chá Mate Verde para a saúde



O Mate Verde contém vários nutrientes benéficos das plantas, incluindo:

  • Xantinas: estes compostos agem como estimulantes. Eles incluem cafeína e teobromina, que também são encontrados no chá, café e chocolate.
  • Derivados de cafeína: estes compostos são os principais antioxidantes que promovem a saúde no chá.
  • Saponinas: estes compostos amargos possuem certas propriedades anti-inflamatórias e de redução do colesterol.
  • Poli fenóis: trata-se de um grande grupo de antioxidantes, ligados a um risco reduzido de muitas doenças.

Curiosamente, o poder antioxidante do chá de erva-mate parece ser ligeiramente superior ao do chá verde.

Além disso, a erva-mate pode conter sete dos nove aminoácidos essenciais, além de quase todas as vitaminas e minerais que seu corpo precisa.

No entanto, o chá contém quantidades muito pequenas desses nutrientes, por isso é improvável que contribua grandemente para a sua dieta por conta própria.

Resumo: Mate Verde é uma potência antioxidante que contém muitos nutrientes benéficos das plantas.

  1. Pode aumentar a energia e melhorar o foco mental

Com 85 mg de cafeína por xícara, a erva-mate contém menos cafeína que o café, mas mais do que uma xícara de chá.

Portanto, assim como qualquer outro alimento ou bebida com cafeína, tem a capacidade de aumentar seus níveis de energia e fazer você se sentir menos cansado.

A cafeína também pode afetar os níveis de certas moléculas de sinalização no cérebro, tornando-se particularmente benéfico para seu foco mental.

Vários estudos humanos observaram melhora da atenção, recuperação de curto prazo e tempo de reação em participantes que consumiram entre 37,5 e 450 mg de cafeína.

Além disso, aqueles que regularmente consomem chá de erva-mate muitas vezes deliram que aumenta o estado de alerta como o café, mas sem os efeitos colaterais nervosos.

No entanto, esses depoimentos ainda não foram cientificamente comprovados.

RESUMO: Graças ao seu conteúdo de cafeína, Mate Verde pode ajudar a aumentar seus níveis de energia e aumentar seu foco mental.

  1. Pode melhorar o desempenho físico

A cafeína também é conhecida por melhorar as contrações musculares, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho esportivo em até 5%.

Como a erva-mate contém uma quantidade moderada de cafeína, aqueles que a bebem podem esperar benefícios de desempenho físico semelhantes.

Na verdade, um estudo recente testou os efeitos sobre homens e mulheres saudáveis. Aqueles que receberam uma cápsula de 1 grama de erva-mate logo antes do exercício queimaram 24% de gordura durante o exercício de intensidade moderada.

Uma maior dependência da gordura por combustível durante o exercício economiza suas reservas de carboidratos para momentos críticos de alta intensidade, como andar de bicicleta até uma colina ou correr para a linha de chegada. Isso poderia se traduzir em melhor desempenho esportivo.

A quantidade ideal de erva-mate para beber antes do exercício é atualmente desconhecida.

RESUMO: Mate Verde aumenta a confiança na gordura para o combustível durante o exercício. Também pode melhorar as contrações musculares e reduzir a fadiga, o que pode contribuir para um melhor desempenho físico.

  1. Pode proteger contra infecções

Mate Verde pode ajudar a prevenir infecções de bactérias, parasitas e fungos.

Um estudo descobriu que uma dose elevada de extrato de erva-mate desativou E. coli , uma bactéria que causa sintomas de intoxicação alimentar como cólicas no estômago e diarreia.

Os compostos em erva-mate também podem evitar o crescimento de Malassezia furfur , um fungo responsável por pele escamosa, caspa e certas erupções cutâneas.

Finalmente, pesquisas sugerem que compostos nele podem fornecer alguma proteção contra parasitas intestinais.

No entanto, a maioria desses estudos foi feito em células isoladas. Atualmente, não está claro se esses benefícios são os mesmos para os seres humanos, e é necessária mais pesquisa.

RESUMO: Mate Verde pode ter algumas propriedades anti-bacterianas, antiparasitárias e anti-fúngicas. No entanto, são necessárias mais pesquisas.

  1. Pode ajudá-lo a perder peso e gordura da barriga

Estudos em animais mostram que o Mate Verde pode reduzir o apetite e aumentar o metabolismo, o que pode ajudar com a perda de peso.

Parece diminuir o número total de células de gordura e reduzir a quantidade de gordura que possuem.

A pesquisa humana sugere que também pode aumentar a quantidade de gorduras armazenadas queimadas por energia.

Além disso, um recente estudo de 12 semanas em pessoas com excesso de peso descobriu que aqueles que receberam 3 gramas de erva-mate por dia e perderam uma média de 0,7 kg (1,5 libras). Eles também reduziram sua relação cintura-quadril em 2%, o que indica que eles perderam a gordura da barriga.

Em comparação, os participantes que receberam um placebo ganharam uma média de 6,2 kg (2,8 kg) e aumentaram sua relação cintura-quadril em 1% ao longo do mesmo período de 12 semanas.

RESUMO: Mate Verde pode reduzir o apetite, aumentar o metabolismo e aumentar a quantidade de gordura queimada para o combustível. Isso poderia ajudá-lo a perder peso.

  1. Pode impulsionar seu sistema imunológico

Mate Verde contém saponinas, que são compostos naturais com propriedades anti-inflamatórias.

Além disso, contém pequenas quantidades de vitamina C, vitamina E, selênio e zinco. Esses antioxidantes podem fortalecer o sistema imunológico e promover a saúde.

No entanto, os pesquisadores ainda não investigaram os efeitos diretos da erva-mate no sistema imunológico humano.

RESUMO: Mate Verde tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem impulsionar o sistema imunológico.

  1. Reduz os níveis de açúcar no sangue

Mate Verde pode ajudar a baixar o açúcar no sangue e reduzir as complicações frequentemente observadas em diabetes.

Na verdade, um estudo recente informa que pode melhorar a sinalização de insulina em animais.

Também pode impedir a formação de produtos finais de glicação avançada (AGEs), que estão envolvidos no desenvolvimento e piora de muitas doenças.

No entanto, a pesquisa em seres humanos atualmente está faltando.

RESUMO: Mate Verde pode melhorar a sinalização de insulina e controle de açúcar no sangue. No entanto, é necessária mais pesquisa em seres humanos.

  1. Pode diminuir o risco de doença cardíaca

Mate Verde contém compostos antioxidantes, como derivados de cafeína e poli fenóis, que podem proteger contra doenças cardíacas.

Estudos de células e animais também relatam que o extrato de mate pode fornecer alguma proteção contra doenças cardíacas.

Nos humanos, a erva-mate parece reduzir os níveis de colesterol.

Em um estudo de 40 dias, os participantes que bebiam 11 oz (330 ml) de erva-mate cada dia baixaram os níveis de colesterol LDL em 8,6-13,1%.

Dito isto, são necessários mais estudos antes que conclusões fortes possam ser alcançadas.

RESUMO: as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e colesterol-diminutas de Mate Verde podem ajudar a proteger contra doenças cardíacas.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos